Área da interface de usuário onde você pode localizar objetos similares aos selecionados. Vide seleção de potência.
Sistema de modelagem da Spatial Corporation. Você pode importar e exportar arquivos ACIS (.sat e .sab).
Um ponto usado como ponto de partida para dimensionamento.
A esfera central da alça de Movimentar. Você pode arrastar a esfera central ou usar a ferramenta de guia Anchor (Âncora) para colocar a âncora em um sólido, face, aresta, vértice ou origem.
Um membro de um padrão linear ou rotacional que não se move com o padrão. Você pode ancorar um ou mais padrões usando o guia de ferramenta Fulcrum (Apoio).
Graus de um círculo delineado por um cordão. Em uma arco de varredura, o ponto de partida e final do arco definem o cordão.
Propriedade que você define ao desenhar um polígono. O ângulo de orientação determina a posição rotacional do polígono.
Informação que você pode adicionar a um desenho, tal como notas, dimensões, tolerâncias geométricas, marcações de centro, e Notas de Materiais.
Remover uma porção de linha delimitada por um interseção com uma linha ou com uma aresta.
Linha curva de raio constante; parte de um círculo. Vide Arco de varredura, Arcos de três pontos, Arco tangente.
Arco criado ao definir um ponto de partida, um ponto final e um raio; desenhado usando a ferramenta Three-Point Arc (Arco de Três Pontos).
Arco criado ao definir um ponto central em duas extremidades; desenhado usando a Ferramenta de arco de varredura.
Arco que é desenhado usando a ferramenta de Arco Tangente, usando um ponto em uma linha ou curva como o ponto de partida.
Objeto 3D composto de uma única delimitação externa de uma característica. Uma linha desenhada em 2D se torna uma aresta quando você puxa o desenho para 3D.
Aresta que você seleciona para acionar a mudança quando do uso da ferramenta Pull (Puxar). Selecionar uma aresta de acionamento para rotações,
extrusões direcionadas, varreduras e inclinações. A aresta de acionamento é mostrada em azul.
Aresta pela espessura de uma parede de chapa de metal.
Uma linha de não define um canto. Por exemplo, você pode criar uma aresta impressa em uma face de um cubo, se você deseja dividir e puxar diferentes partes. Arestas impressas com frequência são criadas ao importar desenhos.
Aresta que é girada para ocultar um objeto 3D e aparece como uma linha 2D.
Arestas que não jazem no mesmo plano. Vide Arestas planares.
Duas ou mais arestas que jazem no mesmo plano. Você pode selecionar arestas planares e selecionar a ferramenta Plane (Plano) do grupo da fita de Inserir para inserir plano definido pelas arestas.
Aresta de transição entre faces arrendondadas ou com concordância em modos de linhas ocultas visíveis ou linhas ocultas removidas em desenhos.
Formato de arquivo para arquivos SpaceClaim (.scdoc). Os arquivos cumprem com a Microsoft Open Packaging Convention (Convenção de Pacotes Abertos da Microsoft), que também é usada pelo Microsoft Office 2007. Estes de fato são arquivos zip com estrutura especial, cujos conteúdos são principalmente dados XML.
Formato de arquivo nativo ao software de estereolitografia CAD criado por 3D Systems. Você pode exportar partes e conjuntos (.stl). Vide estereolitografia.
Ferramenta usada para distorcer ou deformar geometria. Usar a ferramenta Pull (Puxar) para realizar compensação, extrusão, revolver, varredura, inclinação, e combinação de faces; ou para arredondar, chanfrar, ou extrusão de arestas. Ao converter um esboço em 3D, puxar uma linha cria uma superfície e puxar uma superfície cria um sólido.
Exibição do Painel de estrutura que mostra cada um dos objetos no seu desenho. Você pode expandir ou colapsar os nodos de uma árvore para visualizar os objetos. Você pode renomear objetos, criar, modificar, repor, e
remover objetos, assim como trabalhar com componentes.
Padrões da Sociedade Americana de Engenheiros para práticas de desenho de engenharia. Você pode personalizar o estilo das suas anotações para conformidade com os padrões ASME. Vide ISO, JIS
Relação entre objetos que permite que você edite os mesmos juntos. Por exemplo, quando você puxa um polígono para 3D, as faces adquirem relação de polígono. Se você atuar sobre uma face ou borda, isso afeta todas as faces do polígono. Outro exemplo de uma associação é um plano espelho entre duas faces. Vide Espelho, Remover associações
Aplicativo de software para desenho em 2D e 3D e elaboração por Autodesk, Inc. O formato nativo de arquivos do AutoCAD é o DWG, seu formato de arquivo de intercâmbio é DXF, e seu formato de arquivo para publicação de dados CAD é DWF.
Ícones de ferramenta que aparecem no topo da interface de usuário, ao lado do menu Arquivo, e incluem comandos Windows comuns tais como Abrir, Salvar, e Desfazer. Você pode personalizar a barra de ferramentas de forma que a mesma contenha os atalhos relacionados com arquivos que você mais usa.
Você pode selecionar a partir da Biblioteca de Materiais no Painel Propriedades e adicioná-los aos seus Materiais Locais.
Em Script, a Biblioteca de Classes é um documento de ajuda que descreve a API.
Mecanismo de agrupamento para características visuais tais como visibilidade e cor. Você pode agrupar objetos em camadas para organizar seu desenho. As camadas são especialmente úteis quando você quer exibir ou ocultar planos de anotação.
Vide Concordância (canto interior) ou Round (concordância exterior)
Vide Concordância (canto interior) ou Round (concordância exterior)
Sólido ou parte que é escavada de uma face selecionada, deixando uma casca de espessura designada.
Sistema de modelagem da Dassault Systèmes. Você pode importar e exportar arquivos CATIA.
Uma pequena cruz que aparece na grade de esboço no centro do círculo, elipse, polígono, ou arco.
Eixo sobre o qual você gira o seu desenho quando do uso da ferramenta Spin (Girar).
Forma usada ao puxar um orifício para criar uma fenda curva ou radial. Você seleciona a face ou eixo do cilindro de acionamento para guiar a forma da fenda.
Todas as arestas ao redor de uma face; uma série continua de arestas que são conectadas aresta com aresta formando um circuito fechado. Fazer duplo clique em uma aresta no circuito seleciona todo o circuito.
Linhas ou bordas esboçadas continuas. Podem ser selecionadas ao fazer duplo clique em uma das bordas ou linhas.
O caminho circular realizado por um arco de varredura. Vide Arco de varredura.
Relação entre faces que compartilham o mesmo centro de rotação. Se você marcar a caixa de Grupos de Face Coaxial na aba de Exibição, as faces que compartilham um eixo são indicadas com sombreado azul.
Transição suave e tangente entre faces ou bordas; criada usando a ferramenta Pull (Puxar).
Opção da ferramenta Pull (puxar) usada para dar a volta completa ao combinar faces.
Opção de ferramenta Pull (Puxar) usada ao combinar faces para criar cilindros e cones sempre que possível.
Uma ferramenta usada para cortar ou colar geometria.
Puxar uma face sem selecionar as arestas. Puxar estende as faces vizinhas sem criar uma aresta. As arestas vizinhas se estendem para limitar a face compensada, criando uma nova seção definida pela geometria adjacente.
Usar a ferramenta de Offset Line (Compensação de Linha) para criar um compensação de qualquer linha ou spline (estria) no plano da grade. Um novo objeto é criado a uma distância especificada do objeto selecionado.
Objeto em um projeto, incluindo o componente de projeto de nível superior. Cada componente consiste de um número de objetos, tais como sólidos e superfícies, e podem conter sub-componentes. Você pode considerar um componente como uma "parte." Os componentes podem ser salvos como um arquivo separado. Um componente externo é um outro projeto inserido como componente do seu projeto. Fazer o componente interno evita que mudanças sejam realizadas ao arquivo de componente externo. Você também pode criar um componente externo como arquivo separado. Vide componentes leves, Montagem
O componente do qual outros componentes dependem. Por exemplo, em um bloco com orifício, o bloco principal e o orifício e o secundário.
Canto arredondado na interseção de duas linhas ou arestas; interseção côncava entre duas superfícies. Concordância se refere a um canto interior; canto exterior é conhecido como um redondo. Você pode criar uma concordância usando a ferramenta Create
Rounded Corner (Criar Canto Arredondado) ou ao selecionar a opção Concordância (Curva de raio constante) a partir das opções de Puxar. Vide Redondo.
Configuração padrão para concordância. O raio de um canto arredondado é uniforme na extensão da linha ou borda. Vide Concordância, Concordância de raio variável
Atributo de componentes que especifica como são alinhados uns com os outros. Você cria condições de acoplamento com as ferramentas Assembly (Montagem).
Ângulo de helix ou roscas em uma superfície cônica. Vide Helix, Rosca.
Representação de um desenho com gráficos apenas. Ao inserir um arquivo externo em um desenho, selecione a opção Habilitar conjuntos leves para carregar apenas a informação gráfica desse componente. Isto melhora o desempenho de grandes e complexos conjuntos para visualização mais rápida. Quando você está pronto para trabalhar com o componente, você pode carregar a informação de geometria.
Método para inserção de pontos com base em distância e ângulo. As coordenadas absolutas são medidas a partir da origem (x e y para 2D e x, y, z para 3D).
Método para inserção de pontos com base em distância e ângulo. As coordenadas polares são medidas ao inserir valores para distância e ângulo.
Método para inserção de pontos com base em distância e ângulo. As coordenadas relativas são medidas a partir do ponto selecionado (x e y para 2D e x, y, z para 3D).
Linha reta com ambas as pontas das extremidades em um círculo.
Corrente tangente; uma série continua de arestas que são conectadas aresta com aresta. Fazer duplo clique com o botão direito em uma aresta na corrente seleciona toda a corrente.
Opção da ferramenta Fill (Preencher) que usa a tangência inicial das faces vizinhas para preencher as arestas selecionadas. As faces são combinadas em um remendo suave de face única, em vez de estender as faces anexas à aresta
até que intersectem. Desmarcar a opção de extensão de Tangente ignora a tangência das faxes vizinhas.
Modo de desenho no qual você edita sólidos ao trabalhar com suas arestas e vórtices em seção cruzada. A vista é cortada para mostrar detalhes interiores.
Em 3D, qualquer linha no espaço.
Ferramenta de análise que exibe um gráfico adicional ou sombreado de cor para representar a curvatura ao longo de curvas ou arestas. Valores indicam a curvatura ou caimento da curva ou superfície em cada ponto.
Valor usado para calcular comprimentos não desdobrados de chapa metálica. A Dedução de Dobra é duas vezes a distância da linha de molde exterior até o início da dobra (afastada) menos a tolerância de dobra.
Distância que uma aresta, segmento, ou curva é movida ou copiada.
O objeto que você deseja cortar, ao usar a ferramenta Combine (Combinar) para dividir um sólido ou uma superfície.
Tornar a geometria soba grade de esboço mais transparente, ao selecionar Desvanecer Cena Sob a Grade na aba de Exibição. Selecionar esta opção melhora a visibilidade do seu esboço.
Criar superfícies separadas a partir de peças individuais de um esboço, ou objetos ou faces em 3D. Você pode remover protrusões para mover as mesmas com a opção Remover Primeiro da ferramenta Move (Mover).
Aspectos de um projeto incorporados para comunicar com outros ou encaminhar o projeto para revisão. Usar as ferramentas na aba de Detalhes para anotar desenhos, criar planilhas de desenho, e revisar mudanças de desenho. Você pode personalizar as configurações de detalhes para conformidade com padrões ou criar o seu próprio estilo personalizado.
Anotação em um projeto ilustrando a medida de uma borda ou face. Use a ferramenta Dimension (Dimensão) para adicionar medidas ao seu projeto, planilha de projeto, ou marcação 3D.
Opção usada para inserir dimensões precisas ao puxar ou mover. As dimensões podem ser lineares ao mover ou puxar, ou angulares ao girar.
Dimensão de regra criada com a ferramenta de Move (Mover), Pull (Puxar), ou Select (Selecionar) e salva dentro de um grupo.
Valores ou expressões que você insere para controle preciso durante a criação ou modificação de um desenho. Você pode dimensionar cada elemento, desde linhas em desenhos até faces de sólidos. Vide Dimensões ordenadas, Dimensões progressivas, Dimensão de régua.
Distâncias X ou Y que originam de um único local, que em geral é o canto inferior esquerdo do objeto. Também conhecido como dimensionamento de dados ou dimensionamento de linha base
Usar a ferramenta Combine (Combinar) para dividir sólidos ou superfícies. Você selecionar um sólido ou superfície pra usar como ferramenta de Cutting (Corte) para cortar o alvo. Vide objeto Cortador.
Um arquivo modelo (.scdoc) que pode conter qualquer combinação de versões de desenho, planilhas de desenho associadas e 3D slides de marcação.
Formato de desenho nativo do AutoCAD. Você pode abrir e inserir desenhos, partes, e conjuntos. Desenhos podem ser inseridos como arranjos. Você pode exportar partes, conjuntos, planilhas de desenho, e slides de marcação 3D.
Formato de Intercâmbio de Desenho (Drawing Interchange Format) ou Formato de Troca de Desenho (Drawing Exchange Format). Formato de arquivo de dados desenvolvido por Autodesk para permitir interoperabilidade de dados entre AutoCAD e outros programas. Você pode abrir e inserir desenhos, partes, e conjuntos. Desenhos podem ser inseridos como arranjos. Você pode exportar partes, conjuntos, planilhas de desenho, e slides de marcação 3D.
Usando a ferramenta Edit as Blend (Editar como Combinação) para mover ou orientar planos para editar uma face como uma combinação. Vide Plano de combinação, Superfície de combinação.
Linha reta na qual um objeto gira em torno ou que objetos são regularmente arranjados em volta. Vide Eixo de alinhamento.
Eixo ao redor do qual você pode girar um componente usando a ferramenta Orient (Orientar).
Forma geométrica descrita como um círculo visto desde um ângulo; oval com dois centros de raio igual.
Canto inclinado entre duas bordas criado usado a ferramenta Puxar; ângulo com afastamento igual; chanfro.
Termo usado para se referir a qualquer objeto em um desenho 2D ou 3D.
Esboço preciso com inserção de valores de medição para a linha atual ou relativa a outras linhas e pontos. Vide Dimensões.
Sólido ou superfície: Mudar o tamanho do objeto selecionado usando a ferramenta Pull (Puxar). Você pode realizar escala dinamicamente ou inserindo um valor de escala. Vistas de planilha de desenho ou de seção cruzada: Aumente ou diminua a vista ao selecionar uma Vista na Árvore de estrutura e editar no Painel de propriedades.
Relação associativa entre duas faces ou planos espelhadas em plano de linha central ou face planar. O segundo objeto é uma cópia do original; se a geometria do original é alterada, a cópia espelhada também é atualizada. Usar a ferramenta Mirror (Espelho) para designar uma face ou plano como um espelho, ou para criar um plano espelho entre duas faces.
Tecnologia usada para rápida prototipagem, na qual um lazer enrijece sucessivas camadas de foto-polímero para criar uma parte com forma definida por um modelo de computador.
Modos que você pode selecionar para exibir um sólido ou superfície. Você pode configurar a exibição para ser transparente, opaca, ou metálica. Vide estilos gráficos.
Modos que você pode selecionar para exibir um desenho. Você pode exibir geometria como sombreada, sombreado perspectivo, quadro de arame, quadro de arame com linhas exibidas in cinza claro, e quadro de arame com linhas ocultas removidas. Você pode aplicar estilos em todo o seu desenho ou planilha de desenho, em camadas individuais ou em vistas individuais na sua planilha de desenho. Vide estilos de face.
Modo de visualização no qual todas as arestas da parte ou conjunto são exibidos.
Dados de modelo Standard for the Exchange of Product (Padrão para Troca de Produto) (ISO 10303). Define uma metodologia para descrever dados de produto. Você pode selecionar o protocolo STEP ao exportar desenhos.
Que não compartilha o mesmo centro.
As limitações externas dos objetos que você desenhou.
Ferramenta usada para aumentar ou contrair a vista de forma que a face selecionada, a aresta selecionada, ou o desenho
preencha a Janela de Desenho. Se você estiver trabalhando com planilha de desenho, as extensões de Zoom encaixarão a planilha de desenho na janela de Desenho.
Puxar uma face junto com suas arestas. As arestas se estendem para limitar a face extrudada, criando uma nova seção definida pelas arestas.
Lado ou outra superfície de um sólido. Alguns exemplos são a superfície interior de um orifício ou os seis lados de um sólido retangular. Vide Superfície.
Face de um objeto 3D pela qual um eixo se estende. O eixo exibe quando você move o cursor sobre a face axial.
A superfície de um cilindro, formada por pontos em distância fixa do eixo do cilindro.
Face criada com combinação entre duas bordas.
Face que você seleciona para acionar a mudança quando do uso da ferramenta Pull (Puxar). Selecionar uma face de acionamento para rotações,
extrusões direcionadas, varreduras e inclinações. A face de acionamento é mostrada em azul.
A face extrema de uma parede de chapa de metal. A face de espessura é exibida em cor laranja destacada na imagem a seguir.
Um cilindro, cone, ou outra superfície revolvida.
Face que jaz dentro de um plano.
Uma face não combinada. A face deve ser convertida em face combinada antes que você possa editar a face como uma combinação. Vide superfície de combinação
Vide faces de linha base de compensação
Vide Relação de compensação
Faces criadas por redondos ou quando arestas são desenhadas em um face.
Face triangular simples usada para descrever geometria em formato de arquivo STL (stereolitografia).
Parâmetro de dobras em uma parte de chapa de metal usado para calcular o raio de dobra. O fator K é um porcentagem da espessura do metal e depende de fatores tais como o material e o tipo de operação de dobra. Relacionado com a profundidade do eixo neutro; uma linha dentro da chapa onde a comprimento não muda quando a chapa é dobrada. O interior da dobra está sob compressão, o exterior está sob tensão, e o eixo neutro ocorre em algum ponto na ponto médio do material (K-factor=0.50) e no ponto mais próximo do interior da dobra (K-factor=0.25).
Uma fenda criada ao puxar um orifício ao longo do eixo de um cilindro de acionamento. Uma fenda curva de 360 graus é um corte redondo. Vide fenda radial.
Uma fenda criada ao puxar um orifício na direção do eixo de um cilindro de acionamento. Vide fenda curva.
Use a ferramenta Assembly (Montagem) para especificar como os componentes são alinhados uns com os outros, ou seja, criar uma condição de acoplamento. Você pode Alinhar, Centrar, e Orientar componentes.
Controle suspenso na barra de status que pode ser usado para limitar a seleção de objetos. Apenas os tipos de objeto que você marcar serão selecionados; por exemplo, apenas faces e arestas.
Dobradiça; ponto de pivô. Ao usar a ferramenta Move (Mover), você pode selecionar um objeto e usar o guia da ferramenta Fulcrum (Apoio) para mover outros objetos ao redor do mesmo.
Ferramenta usada para reorientar o seu desenho em qualquer direção, permitindo que você visualize o mesmo de qualquer ângulo.
Padrão de linhas espaçadas regularmente que guia quando você está esboçando. A grade de esboço torna o alinhamento e desenho de objetos mais fácil. Você pode ajustar as unidades e o espaçamento da grade, assim como a maneira como os sólidos são exibidos quando a grade aparece.
Linhas horizontais e verticais, exibidas usando a ferramenta Face Grid (Grade de Face), que definem qualquer face ou superfície que você seleciona no seu desenho.
Agrupamento que é criado cada vez que você preenche um redondo. Você pode anexar novamente um grupo de redondos sempre e quando a porção das arestas originais (ou faces que bordearam as arestas) ainda existir no seu desenho. Vide Grupo.
Conjunto de objetos que aparecem na aba de Grupos. Você pode criar um grupo a partir de qualquer conjunto de objetos selecionados. Informação tal como Seleção, Alt+seleção, mover ancoragem, eixo, e dimensão de regra fica toda armazenada em um grupo.
Vide tolerância geométrica
Guias de ferramenta sticky (adesivo) aparecem com duplo contorno quando clicadas. Depois de clicar na mesma, a guia de ferramenta permanece selecionada de forma que você possa selecionar múltiplos objetos ao clicar em cada objeto.
Funções que são específicas para a ferramenta selecionada.
Opção de ferramenta Pull (Puxar) que gira a forma selecionada ao redor de um eixo para criar uma forma em parafuso ou furação. Você controla a altura, direção, inclinação, e afunilado.
Ângulo ou afunilado em um objeto que facilita a remoção do molde ou matriz. Você inclina ao puxar uma ou mais faces ao redor da outra face que você selecionou como pivô. Você pode adicionar ou cortar material conforme você puxa.
Arestas onde sólidos intersectam uns com os outros ou volumes criados pela interseção de sólidos, superfícies, e componentes no seu desenho; podem ser exibidas nas ferramentas Analysis (Análise).
Uma ferramenta usada para dividir sólidos e faces.
Padrões para desenho de arquitetura e de engenharia da Organização Internacional de Padronização (International Organization for Standardization), incluindo diretrizes para dimensionamento e tolerâncias. Você pode personalizar o estilo das suas anotações para conformidade com os padrões ISO. Vide ASME, JIS.
Área na interface do usuário que exibe o seu modelo ou conjunto. Também conhecido como Área de Trabalho.
Padrões de desenho técnico da Associação Japonesa de Padrões. Você pode personalizar o estilo das suas anotações para conformidade com os padrões JIS. Os padrões JIS são a mesma coisa que os ISO, exceto que JIS usa vistas de terceiro ângulo enquanto que ISO usa vistas de primeiro ângulo. Vide ASME, ISO.
Propriedade de chapa de metal; estabelece a largura das ferramentas que produzem uma dobra.
Modo de desenho 2D que é mais útil quando não existe necessidade imediata de gerar objetos 3D a partir das linhas no layout. Se você tentar puxar linhas de layout para 3D, estas não se comportam do mesmo modo que as linhas esboçadas. Pense em um layout como um desenho a lápis feito no seu desenho. Quando você estiver pronto para usar o seu layout para criar geometria, você deve projetar as linhas de layout para um esboço. Projectar um linha de layout é como pintar a linha. Você pode importar um arquivo 2D AutoCAD DXF ou DWG como um arranjo.
Uma linha reta, arco, ou spline (estria) desenhado no modo Esboço ou em um layout de plano. As linhas tem comprimento mas não área. Quando você puxa um esboço para 3D com a ferramenta Pull (Puxar), as linhas se tornam arestas.
Figura desenhada com ferramenta Sketch (Esboço) para ajudar você a criar um desenho preciso. Linhas de construção se tornam eixos em 3D. Também são úteis para criar espelhos.
Linha ao redor da qual uma face é revolvida usando a ferramenta Pull (Puxar).
Linha usada como ponto de partida para dimensionamento.
Segmento de uma linha delimitado por uma ou mais interseções com linhas ou bordas. Use a ferramenta Trim Away (Corte) para remover uma linha delimitada.
Linhas não paralelas. Com a ferramenta Dimension (Dimensão), você pode anotar linhas convergentes em um canto virtual.
Linhas intersectantes que fecham uma área para formar uma região ao esboçar figuras em 2D. As regiões se tornarão sólidos e as linhas se tornarão bordas quando você puxar o seu desenho para 3D.
Tabela de componentes, sub-componentes, partes, e materiais necessários para manufatura de um produto acabado.
Um tipo de documento que permite que você anote e compare diferentes versões de um projeto.
Ferramenta de análise usada para exibir propriedades de massa, ou informação de volume para os sólidos e superfícies no seu desenho.
Propriedade que você pode atribuir a um objeto, consistindo do nome de material e atributos de tal como densidade e resistência tênsil.
Ferramentas para exibir propriedades de medidas das arestas, faces, e sólidos no seu desenho.
Na interface de usuário, uma lista de funções específica da operação que você está realizando. Acesse o menu de contexto ao clicar com o botão direito do mouse na janela de desenho.
Conjunto de opções específicas de ferramenta que aparece ao fazer clique com o botão direito do mouse na Janela de desenho. Você também pode acessar as opções no Painel de opções.
Três maneiras de desenhar: Esboço, Seção cruzada, ou 3D. Você pode alternar entre modos a qualquer momento.
Modo para desenhar em duas dimensões usando as ferramentas de esboço na grade de esboço. Um esboço é uma coleção de linhas e outros objetos 2D em uma grade de esboço. Esboçar cria regiões que podem ser puxadas para 3D. Ao puxar o seu esboço para 3D com a ferramenta Pull (Puxar), regiões formadas por linhas que intersectam irão se tornar sólidos e as linhas irão se tornar arestas.
Modo usado para editar sólidos ao trabalhar com suas bordas e vórtices em seção cruzada. Neste modo, puxar uma linha puxa a face, e puxar um vórtice puxa uma borda. Para criar uma vista de seção cruzada, você seleciona a
face que será usada para estabelecer o plano da seção cruzada. Hachura é usada para exibir a interseção do plano de seção cruzada e um sólido.
Hierarquia de componentes e subcomponentes mostrando a relação dentro de um projeto, conforme ilustrado na Árvore de estrutura. Em manufatura, uma unidade montada a partir de partes manufaturadas. Vide ferramenta Assembly (Montagem), Componente
Vista de componentes na qual objetos são exibidos ao longo de uma linha de eixo.
Ferramenta usada para transladar ou girar geometria.
O vetor que é perpendicular ao plano liso no ponto selecionado. No caso de um plano não liso, o vetor que é perpendicular à tangente do plano para a superfície no ponto selecionado.
Anotação colocada em um desenho, planilha de desenho ou marcação 3D. As notas contém textos ou símbolos que você insere e podem ser conectadas a geometria por líderes de nota.
Anotação consistindo de conteúdo da Nota de Materiais. Notas de balão atualizam quando mudanças são realizadas na tabela BOM.
Qualquer coisa reconhecível pelas ferramentas. Os objetos 3D incluem vórtices, arestas, faces, superfícies, sólidos, arranjos, planos, eixos, e origens. Os objetos 2D incluem pontos e linhas.
Ao usar a ferramenta Combine (Combinar) para dividir um sólido ou superfície, o objeto Cortador é o sólido ou superfície que você usa para cortar o alvo. Usar o guia da ferramenta Select Cutter (Selecionar Cortador) para selecionar o Objeto cortador.
Objeto criado ao importar um arquivo leve STL (facetas apenas). Os objetos de malha tem a habilidade de encaixar nas facetas.
Ponto zero em sistema de coordenada. Você pode inserir uma origem em qualquer local no seu desenho onde você pode ancorar a ferramenta Move (Mover), permitindo que você dimensione a partir da origem ou mova a grade de esboço rapidamente para a origem. Você também pode inserir uma origem no centro de massa de um sólido ou volume.
Eixos que estabelecem a orientação padrão de um desenho na janela de Desenho. Exibir a Origem mundial ao marcar a caixa Origem Mundial na aba de Exibição.
Seções da interface de usuário que inicialmente aparecem ao longo do lado esquerdo da janela de aplicativo e incluem: Painel de estrutura, Painel de camadas, Painel de seleção, Painel de grupos, Painel de opções, e Painel de propriedades. Você encaixar ou remover este painéis.
Área da interface de usuário que permite que você modifique as funções específicas para ferramentas.
Área da interface de usuário que exibe detalhes editáveis sobre o(s) objeto(s) selecionado(s). Este painel é exibido inicialmente no canto inferior esquerdo da tela, porém pode ser movido.
Mover um desenho ao arrastar a área de desenho pela tela; mover o ponto de vista lateralmente com relação ao desenho.
Mova dois dedos juntos pela tela.
Kernel de modelagem geométrico parasólido. Você pode abrir e inserir partes e conjuntos e exportar partes e conjuntos.
Uma face lateral de uma parede de chapa de metal. As duas faces de parede perpendicular são destacadas em cor laranja na imagem a seguir.
Unidade de comprimento que uma face de helix muda por rotação de 360º; distância de um ponto em uma rosca até o ponto correspondente na rosca seguinte.
Linha no espaço; contorno de um objeto; usado para descrever objetos ao realizar varredura ou combinar.
Geometria de construção consistindo de uma superfície plana. Planos podem ser usados para um esboço 2D, vista de seção de um modelo, um plano neutro em um recurso de inclinar.
Plano no qual você pode anotar projetos, planilhas de desenho e marcações 3D. Use a ferramenta Create Note (Criar Nota) para selecionar um plano de anotação e inserir o texto no plano.
Seções que aparecem quando você edita uma face como combinação usando a ferramenta Edit as Blend (Editar como Combinação). Você pode criar, mover, e orientar planos de combinação.
Chapa de metal: a linha em uma chapa onde o comprimento não muda quando a chapa é dobrada; eixo.
O plano, face ou aresta ao redor do qual você deseja pivotar.
Informações sobre Manufatura do Produto. Você pode importar PMI se você marcar a caixa de Importar Informação de Manufatura de Parte ao importar arquivos CATIA.
Objeto complexo composto de três ou mais linhas retas em uma figura fechada. Usar a ferramenta Polygon (Polígono) para esboçar um polígono com até 32 lados.
Localização única na grade de desenho. Objeto 2-D sem altura, largura, ou comprimento. A origem,
um eixo, e um vórtice são exemplos de pontos. Usar a ferramentas Point (Apontar) para esboçar um ponto na grade de desenho. Os pontos são úteis como referência dimensional, para dividir, e para criar um ponto em uma linha ou curva pelo qual você deseja desenhar um circulo de três pontos.
Usar a ferramenta Fill (Preencher) para simplificar ou limpar geometria ao estender faces ao redor para eliminar uma seleção. A região selecionada é preenchida em ou remediada com a superfície ou sólido ao redor.
Modelo 2D ou 3D que contém pelo menos um componente de nível superior.
Ferramenta usada para converter linhas de layout 2D a um esboço de modo que você possa usar o layout para criar geometria.
Opção de ferramenta Pull ()Puxar que permite que você gire 360 graus ou para a seguinte face, realize varredura por toda a trajetória ou combine por faces selecionadas.
Ferramentas para detectar anomalias ou descontinuidades em superfícies.
Ocultar toda a geometria em um desenho acima ou abaixo da grade ou plano selecionado.
Objeto que se assume ser de tamanho e forma exato, e estar em local exato, que seja usado para localizar ou estabelecer relação geométrica de outros objetos.
Ponto de partida para dimensionar um ângulo.
Slides que você pode criar para destacar e comunicar as diferenças entre versões de um desenho.
Quando você esboça formas em 2D usando as ferramentas de esboço, regiões são formadas por linhas fechadas ou que intersectam. As regiões se tornarão sólidos e as linhas se tornarão bordas quando você puxar o seu desenho para 3D com a ferramenta Pull (Puxar).
Relação de comprimento com largura de um retângulo ou de altura com largura de uma imagem. Ao redimensionar imagens, pode ser importante manter a relação de aspecto para evitar distorção.
Associação que permanece com um sólido quando este é movido a outro componente, a não ser que a relação enlaçaria dois componentes quando movidos. Vide Casca.
Uma relação entre duas faces que é mantida em ferramentas de edição 2D e 3D. As relações de compensação são criadas quando você define uma relação usando a ferramenta Offset (Compensação), cria uma parte de chapa de metal ou Casco de um sólido.
Ferramenta que remove uma relação associativa. Por exemplo, remover uma relação de polígono permite que você realize mudanças em apenas uma face do sólido polígono sem afetar as outras faces. Vide Associações.
Modo disponível a partir do Painel de propriedades para visualização em planilha de desenho. Usar o modo de Renderização para mudar o estilo de Gráficos para a visualização. Selecionar herdar se você deseja enlaçar o estilo de gráficos para a vista principal. Vide estilos gráficos.
Um retângulo com raios de comprimentos laterais (aproximadamente 1:1.618) considerado por artistas e arquitetos para dar prazer estético. Conforme você esboça um retângulo, uma linha indicadora aparece quando a forma possui as proporções
de um quadrado ou de um retângulo dourado.
Uma linha reta, eixo, ou aresta ao redor da qual você revolve uma face, aresta, ou helix.
Textura criada na superfície de um cilindro, cone, ou orifício usando as ferramentas Annotation (Anotação).
Mover em caminho ao redor de um eixo. Usar a ferramenta Pull (Puxar) para revolver faces, arestas, ou helix ao redor de um eixo. O eixo pode ser uma linha reta, eixo, ou aresta. Vide revolver subtrativo.
Mantenha um dedo no eixo sobre o qual deseja girar e mover outro dedo em um arco que seja centrado no seu primeiro dedo.
Ferramenta avançada de seleção disponível a partir da aba de Seleção. Permite que você procure e selecione todos os objetos com geometria similar ao objeto selecionado atualmente.
O inverso da seleção atual no componente de linha ativa. Por exemplo, se você seleciona a face superior de um cilindro, clicar o botão direito do mouse e selecionar Selecionar > Seleção Inversa, todo o cilindro exceto a face superior será selecionado.
Símbolo anexado a um ponto, eixo, ou plano que deve ser referenciado para usinagem e inspeção.
Anotação que você pode adicionar a um desenho que providencia instruções para remoção de material durante a fabricação.
Limitar-se a objetos, incrementos angulares e lineares, ou pontos de grade enquanto você esboça ou edita sólidos. Você pode personalizar o comportamento de encaixe em File>Options (Arquivo>Opções). Pressionar Shift (Alternar) enquanto arrastando encaixa a ferramenta com base nas suas configurações de snap (encaixe). Você pode usar o Snap (Encaixe) para ferramenta de grade para limitar ou travar todo desenho nos pontos de grade apenas.
Objeto de encampa um volume. Uma superfície se torna um sólido quando encampa volume.
Uma linha continuamente curva, sem limites nítidos (ou seja, sem vértices). Crie um spline ao definir um conjunto de pontos usando a ferramenta Spline (Estria). Uma spline (estria) se torna uma aresta quando você puxa a mesma com a ferramenta Pull (Puxar).
Manipulação (girar, inclinar, puxar, etc.) de um sólido do qual material é removido. Em ferramentas de edição realizando operações subtrativas, o
cursor muda para - para indicar que a edição é subtrativa.
Objeto bidimensional que não tem espessura (oposto a uma face, que é parte de um objeto tridimensional). Uma superfície tem área mas não tem volume. Vide Face.
Faces que você pode editar usando a ferramenta Edit as Blend (Editar como Combinação). Se a superfície foi criada originalmente como uma combinação, as superfícies originais de combinação estão disponíveis para editar. Caso a face não seja combinada, a ferramenta primeiro converte a face em uma superfície combinada.
Arquivo CSV (valor separado por coma) usado para calcular os comprimentos desenvolvidos para padrões desdobrados ou planos a serem usinados.
Ao combinar entre duas faces, a superfície de combinação começa tangente as arestas das faces iniciais e termina tangente as arestas das faces de extremidade. ao decidir quais arestas você não deseja usar para tangência, você pode criar uma combinação com ou sem os efeitos das arestas.
Linha que toca uma curva (arco ou círculo) em apenas um ponto, sem cruzar por cima, e ainda é perpendicular ao raio do ponto de tangência. Você pode esboçar uma linha tangente a uma curva ou você pode esboçar um arco tangente a uma linha ou curva.
Conjunto de opções de navegação de vista usado para girar, panorâmica, e zoom.
Uma abordagem para troca de dados entre programas CAD. A tesselação representa entidades tais como linhas e superfícies em um sistema CAD com pequenos triângulos (representações de dados poligonais). Formatos de dados tais como XML e VRML são exemplos de dados tesselados.
Quantidade de material adicionada para compensar as mudanças causadas por dobra de chapa metálica. A tolerância é requerida para corrigir a mudança em comprimento causada pela dobra de uma chapa plana.
Símbolos de anotação usados para dimensionar geometria em desenhos técnicos; o uso é guiado por padrões ASME, ISO,
e outros.
Objeto com forma de rosca criado usando a ferramenta Pull (Puxar) para varrer uma forma esboçada ao redor de um eixo em um caminho circular.
Linha reta ou curva ao longo da qual você varre uma face ou uma aresta.
Mover em plano (x, y, ou z).
Puxar uma superfície ou face ao longo de uma linha ou aresta usando a ferramenta Pull (Puxar). Você pode varrer faces e arestas, e selecionar linhas retas ou curvas ao longo das quais realizar varredura. Varredura ao longo de um spline (estria) é uma técnica de p puxar para criar forma suave, com caimento. Vide Trajetória.
Ponto que termina em uma linha; ponto no qual duas ou mais linhas ou arestas intersectam. Vértices podem ser selecionados para esboçar, dimensionar, e outras operações.
Ponto de interseção formado por linhas convergentes que se estendem.
Uma das seleções de vista para as planilhas de desenho. A vista geral torna a vista selecionada independente da visualização usada para criação. Vide Vista projetada,
Vista cruzada e Vista em detalhe.
Configurações de orientação que você pode aplicar ao seu desenho, incluindo girar, panorâmica, e zoom. Você pode ajustar estas configurações individualmente ou você pode aplicar uma das seguintes vistas pré-configuradas: Trimétrica, Isométrica,
Topo, Fundo, Frente, Traseira, Direita, Esquerda. Você também selecionar Vista Snap (Encaixe) e clicar em uma face para visualizar a mesma de frente.
Uma das seleções de vista para as planilhas de desenho. A vista de seção cruzada mostra um seção cruzada do seu desenho. Você pode criar uma vista de seção cruzada de uma das outras vistas na planilha de desenho. Vide Vista geral,
Vista projetada, e Vista em detalhe.
Ferramenta usada para voltar a vista para as configurações Iniciais. Você pode personalizar a ferramenta Home view (vista Inicial) de modo que exiba o seu desenho com uma orientação específica, localização, e nível de zoom.
Vista em 3D de superfícies e arestas, orientada para exibir as faces do topo, frontal, e lateral do seu desenho. Os ângulos entre a projeção dos eixos x, y, e z são todos iguais a 120°. Vide Vista trimétrica.
Projeção que é constrita a ângulos regulares de 90° (topo, fundo, esquerda, e direita da vista atual). Quando você cria um vista projetada a partir de uma das outras vistas na planilha de desenho, as projeções disponíveis são ortogonais (ortográficas).
Uma das seleções de vista para as planilhas de desenho. Você cria um vista projetada a partir de uma das outras vistas na planilha de desenho para exibir outro slide do modelo. Vide Vista geral,
Vista cruzada e Vista em detalhe.
Ferramenta usada para exibir a vista frontal de uma face. Você também pode usar a ferramenta para "jogar" a face destacada para o topo, fundo, direita ou esquerda.
Vista em 3D de superfícies e arestas, orientada para exibir as faces do topo, frontal, e lateral do seu desenho. Comparada com a vista isométrica, a vista trimétrica angula a face frontal levemente na sua direção, exibe menos da face lateral, e menos do topo. Esta é a vista inicial padrão. Vide vista isométrica.
Uma das seleções de vista para as planilhas de desenho. A vista detalhada cria um vista aumentada de uma área em particular, magnificando a porção para mostrar mais detalhe. Você cria uma vista de detalhada de uma das outras vistas na planilha de desenho. Vide Vista geral,
Vista projetada, e Vista cruzada.
Ferramenta usada para panorâmica e zoom até que o desenho caiba dentro de uma área selecionada.